« Página inicial | COMENTÁRIOS - 36 » | COMENTÁRIOS - 35 » | COMENTÁRIOS - 34 » | COMENTÁRIOS - 33 » | COMENTÁRIOS - 32 » | COMENTÁRIOS - 31 » | COMENTÁRIOS - 30 » | COMENTÁRIOS - 29 » | COMENTÁRIOS - 28 » | COMENTÁRIOS - 27 » 

domingo, março 11, 2007 

COMENTÁRIOS - 37

Escrevo-vos por este meio para demonstrar o meu desagrado relativo aoscomentários dos leitores nas notícias. Alguém que queira simplesmente ler a notícia é desde um certo momento dela perturbado por uma caixa vermelha que lhe chama a atenção. Muitas das vezes, interrompe-se a leitura para verificar o que consta nesta caixa, que, a meu ver, está demasiado destacada. Mas não só este destaque é exagerado, como também muitos dos comentários dos leitores: uns não moderam a escrita, nela cometendo graves erros ortográficos e dando em linguagem popular uma opinião, outros nem sequer se sabem expressar. Tudo isto dá mau aspecto ao vosso jornal. É inadmissível que um qualquer indivíduo "poste" o que bem entende numa notícia que, como o nome indica, deve informar o leitor e não fazer com que este se sinta motivar a abri-la só para verificar os comentários ou simplesmente para “postar”. Estas opinião são escritas incorrectamente e muitas vezes contrariam o vosso artigo, o que é muito grave. A meu ver deveriam tornar o opção "comentar" exclusiva a assinantes, pois assim, mesmo que perturbassem o conteúdo desta secção, teriam como que uma penalização: o pagamento. Seria também uma boa ideia tornar esta caixa menos atractiva, ou que, pelos menos, a cor fosse alterada, por exemplo para cinzento, muito presente em todo o vosso site.

Em relação à nova imagem do jornal impresso, concordo que a letra seja um pouco microscópica, embora tal não me perturbe. Apenas lamento que o vosso logótipo não seja mais trabalhado, pois é facilmente manipulado.

Nos dias de hoje existem programas poderosos que criam imagem fantásticas e difíceis de manipular. Embora o anterior logótipo não tivesse cor, gostava mais dele do que o actual. Contudo, entendo que seja necessário inovar, mas desta forma é como que um erro. Lamento também que tenham dado menos importância à data na capa; a anterior estava muito melhor (exemplo: QUA28FEV). Pessoalmente gostava bastante de observar a forma das letras e dos números, pois a fonte utilizada quando em maiúsculas ficava fenomenal; perdia até algum tempo em reflexões. Agora a data passa despercebida e deixou de me encantar. Já a introdução de cor é bem-vinda, embora o seu doseamento seja fundamental; contudo, até agora tenho apreciado a sua utilização.

Com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Pinto, Lisboa

Sobre o blog

  • O blogue do Provedor do Leitor do PÚBLICO foi criado para facilitar a expressão dos sentimentos e das opiniões dos leitores sobre o PÚBLICO e para alargar as formas de contacto com o Provedor.

    Este blogue não pretende substituir as cartas e os e-mails que constituem a base do trabalho do Provedor e que permitem um contacto mais pessoal, mas sim constituir um espaço de debate, aberto aos leitores. À Direcção do PÚBLICO e aos seus jornalistas em torno das questões levantadas pelo Provedor.

    Serão, aqui, publicados semanalmente os textos do Provedor do Leitor do PÚBLICO e espera-se que eles suscitem reacções. O Provedor não se pode comprometer a responder a todos os comentários nem a arbitrar todas as discussões que aqui tiverem lugar. Mas ele seguirá atentamente tudo o que for aqui publicado.

  • Consulte o CV de Rui Araújo

Links

Um blog do PUBLICO.PT