« Página inicial | COMENTÁRIOS - 35 » | COMENTÁRIOS - 34 » | COMENTÁRIOS - 33 » | COMENTÁRIOS - 32 » | COMENTÁRIOS - 31 » | COMENTÁRIOS - 30 » | COMENTÁRIOS - 29 » | COMENTÁRIOS - 28 » | COMENTÁRIOS - 27 » | COMENTÁRIOS - 26 » 

domingo, março 11, 2007 

COMENTÁRIOS - 36

Sou leitora regular do Público e compreendo a necessidade que sentiram de lhe mudar o grafismo e de “refundar” o jornal.

Esperei 15 dias antes de me pronunciar para tentar habituar-me ao novo formato e quebrar alguma natural resistência à mudança.

Mas já passou tempo suficiente para concluir que tenho saudades do antigo Público, pelo menos ao nível editorial.

O novo jornal tem, de facto, um grafismo mais atraente e é bem vindo. Gosto também do colorido, mas peca por fotos demasiado grandes e por um P2 “poluído” com excesso de imagens.

O mais grave, porém, é ao nível das notícias que é, afinal, aquilo que é o “core” do jornal. E o que se passa é grave: o Público noticia menos e aprofunda menos.

Como todos os leitores, não leio o jornal de ponta a ponta e fico-me pelos títulos e legendas na maior parte das páginas. Mas os artigos que leio (porque me interessam), leio-os até ao fim. Agora sabem-me a pouco. São demasiado pequenos e não contextualizam. Para isso, leio no autocarro os jornais gratuitos ou então contento-me com as notícias curtas dos sites de informação.

Gostei da ideia do P2, de um caderno onde se analisassem e se aprofundassem as notícias que não são do dia. Mas acho que aquilo é uma mistura do extinto Y com Cultura e fait divers. É, na minha opinião, a coisa menos interessante do novo Público.

E o antigo Local Lisboa parece-me ter menos páginas e menos notícias.

Quanto à Economia, claramente, não me parece uma aposta do jornal, ao contrário do que acontece no Diário de Notícias.

Ah, e por favor, aquele rodapé ao contrário, no cimo das páginas, é comparável aos rodapés das televisões. Para que serve aquilo?

Louvo a atitude do Provedor em publicar as opiniões que vai recebendo, mas penso que é chegada a hora de ele próprio se pronunciar.

Atentamente

Manuela Silva

Sobre o blog

  • O blogue do Provedor do Leitor do PÚBLICO foi criado para facilitar a expressão dos sentimentos e das opiniões dos leitores sobre o PÚBLICO e para alargar as formas de contacto com o Provedor.

    Este blogue não pretende substituir as cartas e os e-mails que constituem a base do trabalho do Provedor e que permitem um contacto mais pessoal, mas sim constituir um espaço de debate, aberto aos leitores. À Direcção do PÚBLICO e aos seus jornalistas em torno das questões levantadas pelo Provedor.

    Serão, aqui, publicados semanalmente os textos do Provedor do Leitor do PÚBLICO e espera-se que eles suscitem reacções. O Provedor não se pode comprometer a responder a todos os comentários nem a arbitrar todas as discussões que aqui tiverem lugar. Mas ele seguirá atentamente tudo o que for aqui publicado.

  • Consulte o CV de Rui Araújo

Links

Um blog do PUBLICO.PT