COMENTÁRIOS - 11
Uma semana depois do "novo Público", penso que já é possível dar uma opinião pessoal sobre a mudança.
Acho que o Público está mais "leve", mais agradável de ler, tudo isto sem perder o conteúdo. Aliás parece me que o conteúdo melhorou e está mais diversificado (por "culpa" do P2). O design e arrumação fazem lembrar o Guardian (o que é um elogio, ainda que simultaneamente não seja plenamente original). Gosto da arrumação das secções, e do comentário estar todo junto no final do jornal. A cor e especialmente o destaque das fotografias é extremamente positivo.
Menos positivo acho o novo logo, não que seja mau, mas não acho que vá ser um icon de referência no futuro. Apesar de ser um logo mais moderno e alegre que o anterior, podia ser melhor. Também tenho pena pela morte do Y, que apesar de ser parcialmente bem substituído pelo ípsilon, não é a mesma coisa. O Y quase motivava por si só a compra em papel do jornal à sexta. Aliás, os suplementos parecem-me bem, mais concisos e com muito conteúdo. A pública pareceu-me bastante interessante. No caso do ípsilon, acho que ganhou mais o ex-1000 folhas, do que o ex-Y, ainda que gostei da estrutura do ípsilon.
Genericamente acho que a mudança é positiva, e o futuro permitirá ver como cada um se habitua ao novo jornal.
Aproveito o mail para questionar como funciona exactamente o Público na versão imprensa na net (da qual sou assinante). Pergunto isto, porque nos últimos meses, tenho enviado vários mails para o Público, mas cujas respostas não me esclareceram plenamente. A versão imprensa pretende ser o Público todo, acessível na net, correcto? Uma das principais razões pelas quais, tenho enviado mails para vós, é que por vezes há notícias que só são lidas como imagens (e não como uma caixa de texto, algo que é muito mais agradável). Raramente, mas infelizmente acontece, é o facto de algumas notícias aparecerem cortadas (lembro me de duas notícias na última semana sobre Lisboa, no Local), o que torna impossível a sua leitura. Como é possível eu ter acesso a notícias em que aconteça esta situação?
Reconheço e percebo que o Público na net, tenha erros e falhas, no fundo o que questiono é como será possível reduzir ao mínimo essas falhas e que "mecanismos" permitam compensar essas falhas. Por exemplo, estou a pegar por um jornal, em que uma notícia que quero ler, não é possível ler. Acontece também, por vezes, que algumas das fotografias, infografias, ou pequenas notícias (em páginas tipo mosaico com várias notícias) que também não costuma abrir o texto ou a imagem desejada.
Espero que este mail possa contribuir para melhor o Público, e o serviço que ofereça, e que reforça a posição de referência que o jornal tem.
Cumprimentos
João Belard Correia
Acho que o Público está mais "leve", mais agradável de ler, tudo isto sem perder o conteúdo. Aliás parece me que o conteúdo melhorou e está mais diversificado (por "culpa" do P2). O design e arrumação fazem lembrar o Guardian (o que é um elogio, ainda que simultaneamente não seja plenamente original). Gosto da arrumação das secções, e do comentário estar todo junto no final do jornal. A cor e especialmente o destaque das fotografias é extremamente positivo.
Menos positivo acho o novo logo, não que seja mau, mas não acho que vá ser um icon de referência no futuro. Apesar de ser um logo mais moderno e alegre que o anterior, podia ser melhor. Também tenho pena pela morte do Y, que apesar de ser parcialmente bem substituído pelo ípsilon, não é a mesma coisa. O Y quase motivava por si só a compra em papel do jornal à sexta. Aliás, os suplementos parecem-me bem, mais concisos e com muito conteúdo. A pública pareceu-me bastante interessante. No caso do ípsilon, acho que ganhou mais o ex-1000 folhas, do que o ex-Y, ainda que gostei da estrutura do ípsilon.
Genericamente acho que a mudança é positiva, e o futuro permitirá ver como cada um se habitua ao novo jornal.
Aproveito o mail para questionar como funciona exactamente o Público na versão imprensa na net (da qual sou assinante). Pergunto isto, porque nos últimos meses, tenho enviado vários mails para o Público, mas cujas respostas não me esclareceram plenamente. A versão imprensa pretende ser o Público todo, acessível na net, correcto? Uma das principais razões pelas quais, tenho enviado mails para vós, é que por vezes há notícias que só são lidas como imagens (e não como uma caixa de texto, algo que é muito mais agradável). Raramente, mas infelizmente acontece, é o facto de algumas notícias aparecerem cortadas (lembro me de duas notícias na última semana sobre Lisboa, no Local), o que torna impossível a sua leitura. Como é possível eu ter acesso a notícias em que aconteça esta situação?
Reconheço e percebo que o Público na net, tenha erros e falhas, no fundo o que questiono é como será possível reduzir ao mínimo essas falhas e que "mecanismos" permitam compensar essas falhas. Por exemplo, estou a pegar por um jornal, em que uma notícia que quero ler, não é possível ler. Acontece também, por vezes, que algumas das fotografias, infografias, ou pequenas notícias (em páginas tipo mosaico com várias notícias) que também não costuma abrir o texto ou a imagem desejada.
Espero que este mail possa contribuir para melhor o Público, e o serviço que ofereça, e que reforça a posição de referência que o jornal tem.
Cumprimentos
João Belard Correia