« Página inicial | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 41 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 40 » | “O PÚBLICO VOLTOU A ERRAR” » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 39 » | ESCLARECIMENTO DA DIRECÇÃO DO PÚBLICO » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 38 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 37 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 36 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 35 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 34 » 

terça-feira, julho 03, 2007 

"7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 42

7 HORRORES DE PORTUGAL
Pasmado!!!
Estou simplesmente pasmado!Acho que nem forças me restam para estar outras coisas... indignado, enfurecido, nada...
Pasmo pelo conteúdo da lista.
Ainda que os conceitos de belo e horrível sejam discutíveis - correm rios de filosófica tinta sobre o assunto - creio que se possa sempre tomar como referência um cânone geral de bom senso, que mais não seja na interpretação do objectivo da eleição de um "horror".
Eu esperaria encontrar uma lista bem mais longa de imóveis ilegais, urbanizações feitas sem critério, crescimento urbanístico selvagem sem preocupações ambientais e patrimoniais e - porque não - dos vários resultados de compadrios e até de "favores" político-partidários! (não escondam a cabeça...). Vejo que o bom senso escasseou. O que temo é que isso seja índice do que aconteceu à inteligência!...
Mas mais pasmo pela avalanche de manifestações de indignação por, nessa lista, estar incluído o Estádio José de Alvalade!!!...
Raras são as mensagens em que se questiona a presença de MONUMENTOS NACIONAIS, de símbolos da Fé cristã e de outras obras arquitecturais.
O que preocupa os portugueses - e rassalvo mais uma vez as honrosas excepções - é o Estádio do Sporting!!! E o ataque que isso possa significar à 'instituição' e aos adeptos.
Será possível que os nossos maiores problemas sejam o futebol e o estádio de Alvalade?!!!...
Temo, mais uma vez, que o que aconteceu à inteligência de O Público seja só a demonstração estatística do que está a acontecer à inteligência dos portugueses...
Lamento! Profundamente...
psx.man@

Ora nem mais. Se a lista do «Público» é altamente duvidosa, e se é verdade que «toda a gente sabe que as votações electrónicas não são representativas e podem ser adulteradas, blá-blá-blá», que dizer da manipulação dos trinta indignados comentários sobre nada menos que o Estádio Alvalade? O país real que frequenta o altar do mundo não envia e-mails ao provedor?

Tudo isto é tão português, tão pequeno. Incapazes de se rirem de si mesmos, fazem uma tempestade por causa de um fait-divers sem importância alguma. Digam que não perceberam a iniciativa - toda a indignação aqui apresentada é totalmente despropositada. Uma pessoa não sabe se se ri ou se fica incrédulo perante tanta indignação tonta. Sim, certamente que Salazar é o maior portugês de sempre.

Não queria acreditar que fosse verdade que o meu jornal diário entrasse por um caminho destes.
Senhor Director livre expressão? Há pessoas que se julgam acima dos outros, sem uns inúteis, não lhe dê abrigo.

É por isso que temos o país que temos só com atrasados mentais....
Para mim o horror é ter que viver com esses energumenos com um bilhete de identidade que diz Portugal, tal como diz no meu, sabendo que não servem para nada mais que não seja fazer listas de horrores, sem que produzam nada de útil...
...isso é que é um horror.

Horrores? Quem escolheu a lista, devia figurar na mesma!! Sinceramente...horrores sim! Como troços de estrada mal feitos, bairros ilegais, casas construídas sem critério, rotundas imperfeitas, ausência de espaços verdes, passeios...a desertificação da cidade de Lisboa...o excesso de pombos, as cores escolhidas para as novas urbanizações, a corrupção...etc etc...isso sim, é um horror...

"A oratória do Berardo introduziu na língua pátria extensões semânticas, diversidades rítmicas, transparências, matizes, penumbras, velaturas, tentando sempre exprimir, no universo fluido do seu pretuguês, divagações metafísicas, subtilezas psicológicas e o desconcerto do país. Ele é o bom exemplo dum "Horror de Portugal"!"

Quitéria Barbuda

www.riapa.pt.to

Que gente mais sisuda.

VOTA ALVALADE XXI!

Nos temos o que merecemos,nada mais
nada menos.Em 1910 eramos a cauda da Europa,em 1940 a cauda da Europa
eramos,em 1970 idem,idem e hoje na
mesma posicao nos encontramos. O mal talvez seja genetico!? A verda-
de e que salvo escassas expccoes,a
pequenez e tacanhez fazem parte do
pao nosso de cada dia.Veja-se o atentado que e diariamente feito a
nossa lingua com "estrangeirismos"
saidos da boca de politicos,jorna=
listas,professores,etc.etc.
Estacoes de radio que somente pa-
ssam musica estrangeira,as gentes
que usam camisolas de universidades
que nao as nossas...um "racista"
Ingles que vive na terra Lusitana
ha 30 anos e numca se dignou a ten-
tar aprender PORTUGUES,critica a
policia por nao falar a lingua da
magestade do dito cujo.Tudo isto
o povo engole.Onde estara a honra
do nosso povo? Acordem de uma vez
por todas.Haja alguem que assuma a
lideranca e faca renascer algum
caracter e personalidade a um povo
em vias de extincao.
Carlos Verissimo

Não querendo, de forma alguma, apoiar os sportinguistas que enviaram todos estes comentários pelo seu "belo" estádio se encontrar em tão horrorosa lista, será de notar que estas mensagens criticas dos referidos sportinguistas, NÂO são mensagens espontâneas que partiram de cada um dos remetentes individalmente e expontâneamente, o que poderia levar a concluir que haveria muitos sportinguistas indignados com a presença do seu estádio em tal "concurso".

De facto estas mensagens foram enviadas de forma concertada, entre os membros de um forum, e que nem assim conseguiram convencer muitos dos participantes a que enviassem mensagens em seu nome, sendo que houve até quem achasse que mais ridiculo do que o próprio estádio era enviar este tipo de mensagens, e que o facto delas estarem sendo aqui publicadas apenas levaria à praça pública este ridiculo.

Se dúvidas houver sobre o que atrás foi referido, poderão ver neste endereço http://www.forumscp.com/index.php?topic=6912.0 o referido apelo ao envio das mensagens, bem como todas, ou quase todas, as mensagens aqui transcritas.

Com isto apenas quero dizer que o autor deste tópico não se preocupe porque os portugueses (sportinguistas incluidos) não estão preocupados com o facto do estádio de Alvalade estar nesta lista e têm a perfeita noção (sportinguistas incluidos) que se fosse para retirar algum edificio desta lista, não seria certamente o estádio de Alvade.

Cumprimentos

Depois de uma ideia com alguma piada, descuidada e tristemente implementada.
Depois de dias de indignações futebolísticas que espelham o paupérrimo estado intelectual do país a que teimosamente ainda me orgulho em pertencer.
Depois de todo o tempo perdido a acompanhar a "novela dos horrores", é agradável perceber que alguns leitores do Público ainda mantêm a racionalidade. Caro psx.man, parabéns pelo comentário mais claro e inteligente publicado até agora.

As casas de Deus foram construídas pelos homens, não se esqueçam disso. É óbvio que algumas tinham que ser bem horrorosas. A escolha do Público foi corajosa! Horror é horror, abençoado ou não!

Enviar um comentário

Sobre o blog

  • O blogue do Provedor do Leitor do PÚBLICO foi criado para facilitar a expressão dos sentimentos e das opiniões dos leitores sobre o PÚBLICO e para alargar as formas de contacto com o Provedor.

    Este blogue não pretende substituir as cartas e os e-mails que constituem a base do trabalho do Provedor e que permitem um contacto mais pessoal, mas sim constituir um espaço de debate, aberto aos leitores. À Direcção do PÚBLICO e aos seus jornalistas em torno das questões levantadas pelo Provedor.

    Serão, aqui, publicados semanalmente os textos do Provedor do Leitor do PÚBLICO e espera-se que eles suscitem reacções. O Provedor não se pode comprometer a responder a todos os comentários nem a arbitrar todas as discussões que aqui tiverem lugar. Mas ele seguirá atentamente tudo o que for aqui publicado.

  • Consulte o CV de Rui Araújo

Links

Um blog do PUBLICO.PT