« Página inicial | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 2 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 1 » | NOTA DO PROVEDOR - "7 HORRORES DE PORTUGAL" » | BIBLIOTECA DE ARÕES - CARTA AO PROVEDOR » | ACUSAÇÕES E CASTIGOS MEDIÁTICOS (I) » | LUGARES COMUNS E OUTRAS BIZANTINICES » | “O MELHOR JORNAL DA PARÓQUIA” » | MODAS & IGNORÂNCIA » | P COMO PUBLICIDADE » | HORA DE FECHO... » 

quarta-feira, junho 27, 2007 

"7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 3

Ex.mo senhor provedor,
Venho por este meio mostrar o meu desagrado com a iniciativa “Os 7 horrores de Portugal” que a edição on-line do Público publica em grande destaque na sua homepage.
Apesar de supor que a iniciativa partiu do “Inimigo Público”, não posso deixar de considerar que é de uma tremenda falta de respeito para com os arquitectos que projectaram os edifícios em causa. Se alguns desses provavelmente até acharão a sua piada à iniciativa (Taveira, Cutileiro, entre outros), existirão certamente alguns que verão o seu trabalho desrespeitado.
Numa nota mais pessoal, e que constitui a principal motivação para este meu contacto, não posso deixar de considerar o critério de escolha das nomeações como triste e ao mesmo tempo, hilariante:
- Por um lado, a presença do Estádio José Alvalade na lista, leva-me a crer que o painel que nomeou os edifícios tem uma “costela” um tanto ou quanto facciosa, de outro modo não se compreende como é que o Estádio da Luz (que nunca foi pintado de fora e é um autêntico monumento ao betão) ou o Estádio Municipal de Aveiro (Cujas cores são bem mais aguerridas do que em Alvalade), não estejam presentes na lista.
Do mesmo modo, e graças ao clubismo que se sente em Portugal, estou certo que será um dos eleitos finais, o que deixará uma redacção a rir-se e um povo inteiro incrédulo, porém ciente dos valores seguidos naquela mesma redacção.
uiçá poderei denotar uma certa “azia” perante o desfecho do caso que envolveu o jornal Público e o Sporting Clube de Portugal no passado recente…
- Por outro lado, as nomeações do Edifício Marconi, da sede da CGD ou das Torres de Lisboa, levam-me a crer que, das duas uma, ou existe pouco sentido de apreciação estética no painel seleccionado ou existe simplesmente desconhecimento do que os rodeia. Imagino que para esse painel de pessoas, o colorido bairro das Olaias seja lindíssimo, ou o Centro Comercial de Loures (aquele que tem um sol e uma lua com dimensões capazes de fazer inveja a um mamute), seja uma obra de arquitectura brilhante.
Duvido que este meu e-mail venha mudar qualquer coisa, no entanto que fique registado que existe pelo menos um cidadão português (e potencial cliente do Público) que considera esta iniciativa como lastimável e o critério de escolha como ridículo.
Os melhores cumprimentos.
Filipe d’Aguiar

Boa tarde,
em homenagem a um grande benfiquista que faleceu hoje eu respondo: "Ó Calinas cala a boca"

Paz à sua alma, era uma figura de referência neste Portugal cada vez mais carente de símbolos.

Quanto ao fundo do seu comentário, é bom ver que não tem um único argumento para me contradizer.

Cumps.

Enviar um comentário

Sobre o blog

  • O blogue do Provedor do Leitor do PÚBLICO foi criado para facilitar a expressão dos sentimentos e das opiniões dos leitores sobre o PÚBLICO e para alargar as formas de contacto com o Provedor.

    Este blogue não pretende substituir as cartas e os e-mails que constituem a base do trabalho do Provedor e que permitem um contacto mais pessoal, mas sim constituir um espaço de debate, aberto aos leitores. À Direcção do PÚBLICO e aos seus jornalistas em torno das questões levantadas pelo Provedor.

    Serão, aqui, publicados semanalmente os textos do Provedor do Leitor do PÚBLICO e espera-se que eles suscitem reacções. O Provedor não se pode comprometer a responder a todos os comentários nem a arbitrar todas as discussões que aqui tiverem lugar. Mas ele seguirá atentamente tudo o que for aqui publicado.

  • Consulte o CV de Rui Araújo

Links

Um blog do PUBLICO.PT