« Página inicial | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 16 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 15 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 14 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 13 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 12 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 11 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 10 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 9 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 8 » | "7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 7 » 

quarta-feira, junho 27, 2007 

"7 HORRORES DE PORTUGAL" - COMENTÁRIO 17

Ao ler no site do Público o teor de uma iniciativa deste jornal, fiquei perplexo ao constatar o baixo nível, mau gosto e idiotice de uma tal de votação chamada "Os 7 horrores de Portugal".
Sempre tomei o Público como jornal de referência, isento e rigoroso na abordagem dos conteúdos que fornece ao leitor. No entanto, não posso deixar de demonstrar o meu desagrado quando confrontado com tal iniciativa, ao nível do mais reles pasquim sensacionalista.
É que se trata de uma iniciativa, que além de idiota e inutil, carece de uma base solida e rigorosa na escolha e selecção dos locais a votar. De tão discutíveis que são certos locais, só se percebe que estejam em votação, por razões que a própria razão desconhece.
E neste particular, como Sportinguista e Eborense, sinto-me indignado ao ver o Estádio José de Alvalade XXI no meio desta trampa a que chamam votação. Sinto que a inclusão deste estádio (e porque não o "belo" estádio da Luz, ou outro qualquer??!!) é uma provocação clara e rasteira ao Sporting Clube de Portugal e seus adeptos, tendo bem fresca na minha mente (e provavelmente na mente dos senhores que permitiram uma votação destas) a recente condenação do Público por um tribunal, num processo contra o SCP. Julgava este jornal com padrões de qualidade e isenção mais elevados.
Por último, não posso deixar de contestar a inclusão da Capela dos Ossos nesta votação, pois a avaliar pela fotografia que aparece na votação, o senhor que fez esta escolha conhecerá tanto essa capela como nada, pois a foto refere-se à Igreja de S. Francisco, da qual a dita Capela dos Ossos é anexa do lado direito. Ainda para mais esta escolha não deixa de ser muitíssimo discutível.Em suma, parece-me que o Público deu um enorme tiro no pé ao criar esta iniciativa, pois a mesma carece de rigor, imparcialidade e tem critérios de estética e bom gosto muito discutíveis. Nunca pensei ver este jornal de referência ligado a tão ridícula iniciativa.
Fariam melhor figura se de entre os "7 horrores" estivessem a corrupção, a justiça portuguesa, a politica para o ensino superior, o "Apito Dourado", o (des)ordenamento costeiro, o caso "Portucale", etc, etc... haveria muito por onde escolher!! E aí sim esta seria uma iniciativa original e inteligente.
Um bem haja!
R.M.

Sobre o blog

  • O blogue do Provedor do Leitor do PÚBLICO foi criado para facilitar a expressão dos sentimentos e das opiniões dos leitores sobre o PÚBLICO e para alargar as formas de contacto com o Provedor.

    Este blogue não pretende substituir as cartas e os e-mails que constituem a base do trabalho do Provedor e que permitem um contacto mais pessoal, mas sim constituir um espaço de debate, aberto aos leitores. À Direcção do PÚBLICO e aos seus jornalistas em torno das questões levantadas pelo Provedor.

    Serão, aqui, publicados semanalmente os textos do Provedor do Leitor do PÚBLICO e espera-se que eles suscitem reacções. O Provedor não se pode comprometer a responder a todos os comentários nem a arbitrar todas as discussões que aqui tiverem lugar. Mas ele seguirá atentamente tudo o que for aqui publicado.

  • Consulte o CV de Rui Araújo

Links

Um blog do PUBLICO.PT