« Página inicial | COMENTÁRIOS - 23 » | COMENTÁRIOS - 22 » | COMENTÁRIOS - 21 » | COMENTÁRIOS - 20 » | COMENTÁRIOS - 19 » | COMENTÁRIOS - 18 » | COMENTÁRIOS - 17 » | COMENTÁRIOS - 16 » | COMENTÁRIOS - 15 » | COMENTÁRIOS - 14 » 

domingo, março 11, 2007 

COMENTÁRIOS - 24

Ex.mo Senhor Provedor do Público,

Também eu venho, por este meio, contribuir para a reflexão em torno das mudanças no Público. E nesse sentido, afirmo o seguinte:

- Têm inteira razão os leitores que dizem que as fotos no jornal são descomunais em relação aos respectivos textos. Igual razão têm ao afirmarem que o jornal custa mais a ler devido à letra ser mais pequena. Faço minhas as palavras deles. Segundo o director, o problema não está na letra (que não é mais pequena), mas sim na forma da mesma. Há portanto o reconhecimento de um problema. Para quando a sua resolução?

- Para além disso, terei que afirmar que há coisas que parecem não bater certo, isto é, não terem lógica. Por exemplo, vejamos a última entrevista a António Barreto. É publicada uma enorme (descomunal) foto de António Barreto, em relação ao respectivo texto. E a chamada de atenção para a entrevista vem apenas na última página, ao invés de vir na primeira!

- Quanto aos textos de opinião, verifica-se uma diminuição drástica dos textos de colaboradores eventuais (uma cedência ao política e culturalmente correcto?...). Tal facto é redutor em si mesmo e, por isso mesmo, empobrecedor.

- Por último, num jornal que se diz de referência, é totalmente absurdo que se recorra a uma pessoa cujo nível cultural é perfeitamente medíocre! Refiro-me a José Diogo Quintela, a quem o extinto O Independente foi buscar apenas numa altura em que já estava de rastos...Não estão em causa as posições em si mesmas do colunista. Isso não discuto. O que coloco em causa é o nível de reflexão e de análise do colunista, no âmbito do nível de exigência que o Público diz ser o seu.

- Positiva é a introdução de cor no jornal e de um grafismo mais atraente, não obstante as correcções que deveriam ser feitas.

P.S. – Embora não estando directamente relacionada com as mudanças no Público, parece haver, por vezes, uma certa tendência no mesmo jornal para se publicarem fotos de caveiras humanas, por tudo e por nada. Seria boa uma reflexão sobre isso.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Miguel Almeida

Sobre o blog

  • O blogue do Provedor do Leitor do PÚBLICO foi criado para facilitar a expressão dos sentimentos e das opiniões dos leitores sobre o PÚBLICO e para alargar as formas de contacto com o Provedor.

    Este blogue não pretende substituir as cartas e os e-mails que constituem a base do trabalho do Provedor e que permitem um contacto mais pessoal, mas sim constituir um espaço de debate, aberto aos leitores. À Direcção do PÚBLICO e aos seus jornalistas em torno das questões levantadas pelo Provedor.

    Serão, aqui, publicados semanalmente os textos do Provedor do Leitor do PÚBLICO e espera-se que eles suscitem reacções. O Provedor não se pode comprometer a responder a todos os comentários nem a arbitrar todas as discussões que aqui tiverem lugar. Mas ele seguirá atentamente tudo o que for aqui publicado.

  • Consulte o CV de Rui Araújo

Links

Um blog do PUBLICO.PT