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domingo, janeiro 21, 2007 

O PÚBLICO NA INTERNET – PARTE II

O PUBLICO.PT continua a suscitar inúmeros comentários e perguntas.

INQUÉRITOS

“Achou este artigo interessante? ‘Sim’.
Para o PÚBLICO, é a única resposta possível.... sem mais comentários
...”, escreve a leitora cibernauta silviar...

“’Achou este artigo interessante?’ A meu ver, após esta frase, deviam indicar:
Sim – O
Não – O. Deseja justificar?”,
sugere Adelino Azevedo.

Solicitei um comentário a José Vítor Malheiros, director do PUBLICO.PT.

“Quando se pergunta ao leitor se achou um texto interessante há duas respostas possíveis: responder Sim ou não responder. Se déssemos a hipótese aos leitores de responder Sim ou Não ou não responder, teríamos três respostas possíveis.
O que quisemos fazer com esta opção binária foi simplificar a escolha ao máximo e não colocar os leitores perante um dilema. Ninguém é obrigado a dizer que achou interessante se não achou.
Deve tomar-se em conta o objectivo deste tipo de feedback: ter uma ideia (quantitativa mas não científica) do interesse despertado por um artigo. Esse indicador é gerado da forma mais simples possível com o sistema actual.
Repare-se na dificuldade operacional se tivéssemos as três hipóteses Sim/Não/não responder: como se calcularia o ‘índice de interesse’ de um artigo que 100 pessoas tivessem considerado ‘interessante’ e 101 tivessem considerado ‘não interessante’? Seria justo classificá-lo com uma ‘nota negativa’ em interesse? É evidente que não.
Não contesto que a declaração do interesse despertado por um artigo poderia ser mais rigorosa, só que o objectivo procurado por nós foi a simplicidade e não o rigor – que, diga-se de passagem, num processo deste tipo seria sempre ilusório.
Quanto à justificação da avaliação (ou qualquer outro comentário) o leitor o deseje, pode fazê-lo através do botão ‘Comente’ que está lá mesmo ao lado. Não vale a pena duplicar funcionalidades”, respondeu o director do PUBLICO.PT.

A explicação é aceitável apesar de o provedor ignorar a utilidade de tais inquéritos.

ARQUIVO

Não deverá existir, nos jornais que fazem a diferença, um arquivo bem ordenado e completo sobre os assuntos de maior interesse, nomeadamente nacional?
O PÚBLICO podia ser uma fonte de informação temática dos leitores e disponibilizar, ainda que mediante um preço, informação tratada ao longo dos anos nas suas colunas sobre assuntos de relevante interesse público.
Considera, em resumo, o Provedor do PÚBLICO que um jornal que se preze deve ter (ou não) uma relação continuada e especial de informação com os seus leitores que vá para além da que é fornecida diariamente?”
pergunta António Cândido de Oliveira, um leitor de Vila Nova de Famalicão."

Pedi mais um esclarecimento ao director do PUBLICO.PT.

“Quando o leitor fala de um arquivo dos ‘assuntos de maior interesse’ suponho que se referirá ao que os jornalistas chamam ‘dossiers’. O serviço ‘Última Hora’ do PUBLICO.PT organiza dossiers sobre os temas nacionais e internacionais de maior importância e mantém-nos disponíveis em permanência através da Internet, ainda que, a partir de uma determinada data, deixem de ser actualizados (a data da última actualização vem assinalada no dossier) e deixem de ser destacados na página inicial do site. Mantêm-se porém sempre acessíveis a partir da página índice http://dossiers.publico.pt.
Se por arquivo se entende o acesso aos artigos antigos, esse acesso é possível através da Internet, num serviço disponível para assinantes. Neste momento estão disponíveis:
a) O acesso à versão on-line da Edição Impressa do PÚBLICO, em formato HTML, desde 2005;
b) O acesso à mesma edição em formato PDF desde 2001 (os suplementos apenas estão disponíveis desde 2003).
O PÚBLICO está a disponibilizar progressivamente edições mais antigas, o que significa que esta data de início irá recuando progressivamente até chegar ao início da publicação do Jornal, em 5 de Março de 1990.
Naturalmente que é também possível consultar gratuitamente o jornal nas instalações do PÚBLICO em Lisboa e no Porto”, respondeu José Vítor Malheiros.

A explicação do director do PUBLICO.PT é aceitável, nada a acrescentar.

POESIA

Relativamente à rubrica ‘Um poema por Semana’, que classifico como sendo de grande interesse cultural, permito-me colocar a seguinte questão: tendo nós, na língua portuguesa, tantos e tão bons poetas, porquê inserir tantas vezes nessa rubrica poemas de poetas estrangeiros, nomeadamente em língua espanhola?
Penso que seria de mais interesse divulgar aquilo que de tão bom temos nessa área? Não será?”,
pergunta Amélia Pinto.

Eis a resposta do director do PUBLICO.PT.

“Uma das qualidades que os portugueses genericamente possuem é o gosto pelas línguas estrangeiras – ainda que esse gosto e o conhecimento que lhe está associado sejam em grande parte fruto da necessidade. Aproveitar esse gosto para difundir poesia escrita noutras línguas próximas do universo cultural português parece-me razoável. Não há problema em expandir um pouco o universo dos leitores”, respondeu José Vítor Malheiros.

É uma explicação...

ANÚNCIOS

Nem sei se os anúncios que aparecem no alto do PÚBLICO on-line são matéria da sua alçada, se não. Mas, quando o anúncio impede a leitura da matéria, e um leitor faz clique na cruz que supostamente deveria fechar o anúncio, mas o anúncio volta, e volta, e volta, das duas, uma: ou o jornal está mais preocupado com os anunciantes do que com os leitores ou... o jornal está mais preocupado com os anunciantes do que com os leitores.
A relação entre a imprensa e quem paga a conta, sei-o bem, é incontornável nesta sociedade capitalista.
Mas, nos jornais impressos, ao menos os anúncios não se sobrepõem às matérias, impedindo a sua leitura
”, escreve o leitor Libermatt.

A equipa de gestão do PUBLICO.PT responde
: “O PUBLICO reafirma que as campanhas publicitárias no seu site respeitam os standards definidos internacionalmente, sendo o PUBLICO.PT particularmente exigente em matéria de aprovação de campanhas. As mesmas são analisadas criteriosamente, existindo a preocupação de as avaliar na perspectiva do impacto que terão nos leitores.”

A resposta parece aceitável.

Sobre o blog

  • O blogue do Provedor do Leitor do PÚBLICO foi criado para facilitar a expressão dos sentimentos e das opiniões dos leitores sobre o PÚBLICO e para alargar as formas de contacto com o Provedor.

    Este blogue não pretende substituir as cartas e os e-mails que constituem a base do trabalho do Provedor e que permitem um contacto mais pessoal, mas sim constituir um espaço de debate, aberto aos leitores. À Direcção do PÚBLICO e aos seus jornalistas em torno das questões levantadas pelo Provedor.

    Serão, aqui, publicados semanalmente os textos do Provedor do Leitor do PÚBLICO e espera-se que eles suscitem reacções. O Provedor não se pode comprometer a responder a todos os comentários nem a arbitrar todas as discussões que aqui tiverem lugar. Mas ele seguirá atentamente tudo o que for aqui publicado.

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